Mais uma opção de sobremesa

Cultivo da Couve

Cultivo da Couve

Cultivo da Couve

VARIEDADES

As variedades de couves mais conhecidas são: Manteiga verde lisa, Manteiga verde crespa, Manteiga roxa e Gigante. Para o cheesecake de couve use couve manteiga de preferência.

Dentre as variedades cotadas, as couves-manteiga são preferidas por serem mais tenras, enquanto que a couve gigante tem as folhas muito mais desenvolvidas.

PLANTIO

A melhor época para o plantio da couve vai de fevereiro a maio, mas pode ser cultivada o ano todo, assim você garante que terá seu cheesecake de couve o ano todo

O meio mais fácil e rápido de propagação é feito por mudas destacadas do “pé-mãe”, essas mudas são brotos que nascem nas axilas das folhas, principalmente durante a época mais quente.

Propaga-se também por sementes. Neste caso, semeia-se em lugar sombreado, transplantando-se para o definitivo, quando as mudinhas tiverem cerca de um palmo de altura, deixando-as a 50cm em todos os sentidos. Um grama (1 gr.) de semente fornece mudas para cerca de 50 metros quadrados.

SOLO E CLIMA

Não é muito exigente, mas a couve prefere solos levemente argilosos, ricos em matéria orgânica, úmidos e drenados, com pH entre 6 e 6,8.

Nas regiões de clima ameno (até 22graus) pode ser plantada o ano inteiro, sendo que nas demais regiões deve escolher o período de meses úmidos e de calor menos intenso, portanto é uma planta típica de outonoe inverno.

TRATOS CULTURAIS

Adubação

Adubação aconselhável para esta cultura, como para qualquer outra só poderia ser indicada após se conhecer a fertilidade do solo, através da análise química.

Contudo, pode-se ter, com base para os solos de média fertilidade, a seguinte adubação: 3 litros de esterco para o espaçamento usual que é de 1,00 x 0,50 m.

Os tratos culturais a serem executados nesta cultura são: as usuais capinas, as desbrotas freqüentes o a condução da planta de modo a deixar as hastes crescerem livremente.

Deve-se, também, observar que, quando já estiverem bem altas, a possibilidade de se fazer o corte do broto central favorecendo, assim, a formação de mudas.

COLHEITA E EMBALAGEM

A colheita da couve se processa 50 dias após o plantio das mudas e 90 dias após a semeação e colhe-se praticamente o ano todo. Uma boa planta produz cerca de 4 a 5 kg de folhas por ano. E é ideal para fazer cheesecake de couve.

PRAGAS E MOLÉSTIAS

As pragas desta cultura são as lagartas, traças e pulgões; as moléstias mais comuns são podridão mole, fusariose, mosaico e podridão negra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.